Iniciativa, que leva alfabetização para os trabalhadores da construção civil, já formou mais de 4.800 alunosDivulgação

Hoje é o Dia Mundial da Alfabetização e a coluna traz uma iniciativa que leva educação aos canteiros de obras. É o “Escola Nota 10”, ação da construtora MRV que já formou mais de 4.800 alunos em seus canteiros de obras em todo o país. A ação tem gerado histórias inspiradoras de progresso e superação. Na turma do Rio de Janeiro, por exemplo, os alunos José Availdo, José Ivo e Carlos Daniel, que pararam de estudar na juventude, estão de volta à sala de aula para conseguir a certificação no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), que afere competências, habilidades e saberes destes públicos que não concluíram os Ensinos Fundamental e Médio na idade adequada.
Já na cidade de Cabedelo (PB), foi criado este ano o Podcast Escola Almagre, que surgiu como projeto final da primeira turma do “Escola Nota 10” no canteiro de obra do empreendimento Reserva Almagre. Mesmo após a conclusão do curso, o podcast se tornou um produto fixo. Nele, os alunos abordam temas como vivências e aprendizagens na obra, preconceito, discriminação e racismo na ótica dos trabalhadores da construção civil, além de educação financeira, novas tecnologias e cidadania no canteiro de obras.
"A MRV instituiu a meta de ter 100% dos trabalhadores nos canteiros de obras alfabetizados. No último ano foram 299 alunos formados em 34 escolas implantadas, com investimento de R$ 550 mil", conta Raphael Lafetá, diretor-executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade da empresa.