Não deixe para alugar o imóvel por temporada em cima da hora, pois as melhores oportunidades são encontradas com antecedênciaFreepik

Alugar um imóvel por temporada para aproveitar as festas de final de ano no Rio é opção para muitas famílias. Se você também está pensando nessa possibilidade, é bom se apressar, pois de acordo com o Creci-RJ (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), o setor está muito aquecido desde o fim da pandemia, principalmente com a retomada de eventos na cidade e o aumento do turismo. E para que tudo saia de acordo com o esperado, o presidente do conselho, Marcelo Moura, lembra que é preciso estar atento. Isso porque muitos golpistas se aproveitam da ocasião, pois a locação por temporada é um tipo de negócio difícil de evitar contratos à distância. Para a sua segurança, confira alguns alertas de Moura:

1 – Certifique-se de que a pessoa que está atendendo é um corretor de imóveis e exija a apresentação do registro profissional do corretor.

2 - Não caia em ofertas mirabolantes, pois não existe preço abaixo do mercado.

3 - Peça ao corretor para ir até o imóvel e que, de lá, faça uma chamada de vídeo para a confirmação de existência tanto do corretor quanto do imóvel.

4 - Nunca efetue nenhum tipo de transferência ou pagamento antes de ter todas essas certezas.

5 - Sites especializados em locação por temporada de maneira geral são boas garantias. Desconfie de anúncios em sites grátis, não especializados ou em outras mídias. Caso o imóvel seja novo, verifique os comentários de usuários e outras unidades do anfitrião ou da empresa anunciante.

6 - Para aqueles que deixam para decidir de última hora, é importante lembrar que as melhores oportunidades tanto em relação aos imóveis quanto à negociação de valores são encontradas com antecedência.

Segmento chega a 70% de ocupação

Prova de que o setor está aquecido é que, segundo dados do Creci-RJ, a locação por temporada já alcançou 70% de ocupação e a projeção é que até o Réveillon e o Carnaval esse percentual chegue a 100%. Iury Gaspar, corretor de imóveis especializado no segmento, concorda. “Quando acontecer o show da Taylor Swift no final de novembro, eu certamente chegarei em 100% de ocupação nos imóveis que tenho disponíveis. Foi o que aconteceu no final da Libertadores e no show do Red Hot Chilli Peppers. Em estações como o verão eu tenho sempre 100% de ocupação”, conta Gaspar.

O profissional complementa que a maioria dos turistas que está procurando imóveis por temporada é do Brasil, em especial paulistas e mineiros. Já com relação aos estrangeiros, o executivo destaca argentinos, franceses, americanos e asiáticos. “O perfil de público que busca imóveis por temporada é variado, composto por jovens, famílias e casais. A unidades mais buscadas vão desde as pequenas, de 22 a 30 metros quadrados, até as de dois ou três quartos”, afirma o corretor.

Já com relação aos bairros mais procurados, Copacabana, Ipanema e Leblon lideram o ranking, de acordo com o Creci-RJ. O conselho ressalta que é preciso destacar também o protagonismo da Barra da Tijuca, especialmente a orla, que entrou de vez no radar dos turistas.