Corretor pode usar a tecnologia a seu favor para ser ainda mais assertivo na negociação imobiliáriaFreepik

A coluna abre espaço para orientações que podem tornar o trabalho do corretor de imóveis ainda mais eficiente, levando em consideração o impacto que a tecnologia exerce sobre este mercado. Afinal, são estes profissionais que têm a grande missão de encontrar o imóvel ideal para quem deseja morar ou investir. Ou seja, estar sempre bem informado e qualificado é a melhor maneira de encantar o personagem fundamental na negociação: o cliente. “Com o cenário cada vez mais digitalizado, o corretor deve usar a tecnologia a seu favor enquanto é o ponto de humanização na jornada do cliente. Essa combinação traz a segurança e o conhecimento necessários para o inquilino ou comprador fecharem negócio”, observa Arthur Malcon, diretor do QuintoAndar.

O especialista traz cinco dicas de como o corretor pode extrair o melhor da era digital para ter mais oportunidades de negócios e, consequentemente, mais clientes satisfeitos. A primeira é ser um expert do mercado na região em que atua. “Quando uma pessoa quer comprar ou alugar um imóvel, o custo-benefício da localização é um dos fatores mais importantes que é ponderado. Os corretores que

aprofundam seus conhecimentos sobre preços das regiões têm mais poder de argumentação para apresentar os prós e contras, fazer comparações com bairros vizinhos e indicar o histórico de preços, entre outros”, explica Malcon. Segundo ele, o profissional pode buscar essas informações a partir das proptechs que apresentam dados atualizados periodicamente. Confira as outras recomendações:

Estudar sobre técnicas de negociação e relacionamentos interpessoais

A mudança de lar é uma etapa muito importante na vida das pessoas. Quanto mais rápido o corretor fizer a leitura sobre o perfil do seu cliente e o que ele busca, mais chances de atender às expectativas do atendimento. Para isso, corretor pode se aprofundar em técnicas específicas que podem estar em cursos online e presenciais para aperfeiçoar o trabalho, além de outros que abordem oportunidades de desenvolvimento em assuntos voltados à venda, melhorias em relacionamentos interpessoais, atendimento ao cliente e melhor entendimento de processos, dentre outros.

Organização

Se organizar para chegar com antecedência ao imóvel, verificar se tudo está de acordo para quando o cliente chegar, datas importantes e horários são sinais de comprometimento e condução do melhor atendimento para seus clientes. Atualmente, existem várias tecnologias que ajudam nesta organização do profissional.

Ampliar a rede de apoio

No momento inicial da busca de se tornar corretor, é importante conversar com pessoas que já atuam na área, buscar o máximo de informações para melhor entendimento dessa frente e, principalmente, trocar aprendizados.

Estar atento a golpes e fraudes

Com o avanço da tecnologia, é necessário ter um olhar mais atento sobre desvios de transações e golpes para evitar prejuízos financeiros.

A coluna lembra que para ser corretor de imóveis é necessário ter os cursos Técnico de Transações Imobiliárias (TTI) ou o Superior de Gestão em Negócios Imobiliários. Após a conclusão, o próximo passo é dar entrada nos trâmites de inscrição no conselho profissional. Marcelo Moura, presidente do Creci-RJ (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), ressalta que só é de fato corretor de imóveis aquele que tem o registro no seu estado de origem.